Copinha: a matemática para passar à segunda fase


Encerrada a segunda rodada do grupo 5 da Copa São Paulo de Futebol Júnior já é possível avaliar as chances de cada time para passar à segunda fase. Os quatro times estão em condições de seguir na competição. O XV de Jaú é o vice-líder com três pontos e saldo melhor do que o Serra, que também tem três pontos e saldo negativo. O Vitória lidera com quatro pontos; O Guarani tem um ponto.


Na rodada decisiva, quinta à noite, o Guarani enfrenta o Serra às 17h45 e o XV de Jaú pega o Vitória às 20h. Uma vitória classifica o Galo para a segunda fase. Um empate também pode servir, desde que ocorra um empate no jogo dos rivais. Ou ainda se o Guarani ganhar por 1 a 0, desde que o empate do XV seja por um ou mais gols.



Nesta terça, na reapresentação dos jogadores, o presidente do XV, Rodrigo Luiz Paulino, fez questão de ir ao vestiário e conversar com atletas e comissão técnica. Ele falou sobre a atuação diante do Serra, quando o XV perdeu a chance de se classificar para a segunda fase de forma antecipada e cobrou mais empenho, garra e luta no próximo jogo. Lembrou que a Copinha alavancar a carreira de um jogador, por isso pediu a todos que "façam o jogo da vida" para conseguir vencer o Vitória e passar de fase.


Paulino sabe que dependendo do resultado do primeiro jogo da rodada decisiva, o XV poderá jogar pelo empate, mas ele descarta essa situação de jogar pelo regulamento, por isso cobrou a vitória diante do clube baiano.




Algumas situações na luta pelas duas vagas do grupo à segunda fase


> Se vencer seu jogo o XV se classifica

> Empate pode até servir, desde que ocorra empate na "preliminar"

> Guarani só se classifica se vencer o Serra

> Serra se classifica se vencer, mas o empate pode servir se o XV perder para o Vitória

> Se o Serra vencer o Guarani: XV precisa vencer o Vitória

> Se ocorrer empate no jogo Guarani x Serra, um empate depois classifica XV e Vitória

> Se o Guarani vencer o Serra: XV precisa vencer o Vitória para se classificar sem depender dos critérios de desempate (número de vitórias, saldo de gols, gols marcados...

> Se o Guarani vencer por 1 a 0, um empate do XV por um gol classifica o XV

> Se o Guarani vencer por 2 a 1, um empate do XV por dois gols classifica o XV

> Se o Guarani vencer por dois gols de diferença, o XV vai ter de derrotar o Vitória


Critérios de desempate

- maior número de vitórias

- saldo de gols

- mais gols marcados

- menos cartões vermelhos

- menos cartões amarelos

- confronto direto

- se permanecer empate em tudo, sorteio