Departamento Médico do XV analisa diretrizes para recepcionar jogadores quando Paulista for liberado

O Departamento Médico do XV de Jaú já tem algumas diretrizes a serem tomadas quando a Federação Paulista de Futebol autorizar o reinício dos treinos para os times que vão disputar o Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão. A competição ainda não tem data para começar, mas a expectativa é que seja em breve, logo após o reinício das séries A-2 e A-3. A Série A-1 foi a primeira a ter bola rolando de novo.



Massagista do XV, Onofre Calixto, o Japa, diz que foram realizadas reuniões entre diretoria e comissão técnica já prevendo a retomada do futebol. Para ganhar tempo, o clube analisa os protocolos da FPF para as divisões principais e já faz planos para recepcionar os jogadores com segurança. Testagem, higienização, distanciamento e muita precaução são os pilares a serem seguidos.

Japa diz que o protocolo para essa divisão do XV deve ter como parâmetro o utilizado nas outras divisões, com as devidas adaptações. “Estamos conversando muito sobre o protocolo da volta. Quando a FPF der o sinal verde queremos estar prontos.” Para isso, o XV já tem um protocolo sendo elaborado para garantir a segurança de atletas, comissão técnica e funcionários.

“A rotina de cuidados vai ser primordial, da portaria a todos os setores. Antes dos atletas adentrarem ao clube vamos fazer exames de covid em todos eles. Além dos atletas, funcionários também serão testados. Nossa rotina vai ter higienização das mãos e de equipamentos de treinos, kit de treinamento individual para cada jogador e controle de temperatura constante. Temos de brindar nossos atletas em termos de visitas ao clube”, comentou o massagista do XV, sobre algumas normas a serem adotadas.