Dr. Troiano vai ser médico do XV para discutir protocolo com FPF


O médico José Geraldo Morisco Troiano Filho, o mesmo que há anos cuida dos jogadores do XV e atua como médico de jogo, vai ser o responsável do XV de Jaú na teleconferência da Federação Paulista de Futebol na próxima terça-feira (19h30). O XV vai oficiar o nome dele para coordenar as ações de controle do coronavírus no Estádio Zezinho Magalhães e com todos os envolvidos no futebol – atletas, comissão técnica, direção e funcionários.



Dr. Troiano atua como médico do XV desde 1999, ficando ausente apenas um período alguns anos atrás. Está mais do que familiarizado com a rotina do clube e dos assuntos ligados ao futebol . Tanto é que já acompanha algumas medidas tomadas pelo clube de disponibilizar álcool em gel em vários setores do estádio, o distanciamento das funcionários, uso de máscara e outras para evitar eventual contágio e transmissão da doença.

Sobre a reunião virtual com o Conselho de Saúde da FPF, ele diz que vai acompanhar para conhecer o protocolo que a entidade vai adotar no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Não deve fugir muito do que se pratica nessa retomada do futebol em outras categorias, como testes de jogadores periodicamente, isolamentos e medidas de higiene.

“Vamos esperar a definição do protocolo, que vai ser adaptado ao nosso campeonato, à realidade das fases em eu estiver cada cidade”, comentou. Na reunião de terça-feira. A FPF definiu essa teleconferência como primeiro passo até chegar o início do campeonato – os passos seguintes serão conselho técnico, testagem de todos os jogadores, início de treinamentos (15/09) e bola rolando oficialmente em 18 de outubro. Isso, com o aval do governo do Estado de São Paulo.


Proposta de calendário – 2ª Divisão

11/08 - Videoconferência com os clubes (realizada)

18/08 – Reunião: médicos dos clubes e Conselho de Saúde da FPF

21/08 – Data para clube oficializar participação no campeonato

25/08 – Conselho Técnico para definir formato e regras

28/08 – Data para governo de SP aprovar protocolo

8/09 – Início dos testes de covid (por conta da FPF)

15/09 – Data prevista para início dos treinamentos

18/10 – Data prevista para início do campeonato