Fisioterapeuta do XV diz que testagem para covid e avaliação clínica precedem início de treinamento

Atletas saudáveis, testados para covid, clinicamente bem e trabalho dentro dos parâmetros recomendados pelas autoridades da saúde. Essas premissas fazem parte do planejamento do Departamento Médico do XV de Jaú para liberação dos atletas para treinos físicos e táticos quando ocorrer a liberação do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão.


O fisioterapeuta do XV, Pedro Santorsula, fala desse planejamento para a retomada das atividades futebolísticas no clube. Mesmo sem ter data de retorno e protocolo específico, o XV se antecipa amparado no que está sendo feito no Paulista da Série A-1 e de outros estaduais. Segundo ele, o clube está estudando as medidas para a realidade do nosso campeonato.


“Sempre mantendo a segurança obrigatória para retomar essas atividades. Quanto à parte clínica dos atletas, eles chegarão ao clube e vão passar obrigatoriamente por uma testagem para coronavírus, como tem feito os principais clubes do país. Só será liberado para atividades no clube a partir do momento que temos o resultado em mãos e que ateste que o jogador está livre do vírus”, comenta Pedro Santorsula.


Pedro Santorsula, fisioterapeuta do XV. Foto: ARquivo


Os atletas não vão iniciar atividade enquanto não fizerem o teste específico da doença que paralisou as atividades esportivas no mundo todo. “A segunda etapa é a avaliação clinica dos atletas. Os que estavam treinando anteriormente da quarentena, passarão por uma breve avaliação, porque já estão monitorados à distância. Os atletas novos que chegarem vão fazer o teste e passar por uma avaliação clínica minuciosa, como é feito em toda temporada.”


Avaliados e aprovados pelo Departamento Médicos, os jogadores poderão treinar fisicamente com o preparador Carlos Penteado e com o técnico Sérgio Caetano. O fisioterapeuta explica que se algum atleta tiver uma eventual lesão ou desconforto muscular, o tratamento vai seguir as diretrizes de distanciamento, trato individualizado, uso de máscara e higienização constante.