Gerente de Futebol do XV conversa com garotos da base e orienta sobre a carreira

O gerente de Futebol do XV de Jaú e da Head Soccer, Careca Paiva, aproveitou o treino da tarde dos garotos do Centro de Formação Galinhos da Comarca para conversar com eles e para dar orientações sobre a carreira no esporte e, principalmente, sobre o caminho para que sejam cidadãos do bem no futuro.


O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira no Centro de Treinamentos, onde estavam atletas nascidos entre 2003 e 2006, sob o comando do técnico José Antonio Domingues e do auxiliar Caculé. O Centro de Formação do XV reúne garotos de 5 a 17 anos de idade e inclui tanto os meninos da escolinha como os da Academia de Futebol (equipes de competição).


Careca é ex-atleta e técnico de futebol, com passagem por vários clubes, inclusive sendo responsável por categorias de base. Aliás, Careca foi o treinador interino do Galinho nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista Sub-20 - quando passou o comando para o técnico Sérgio Caetano, o time estava na vice-liderança geral. Ele coordena todas as categorias no futebol do XV de Jaú.



Oportunidade - "Nessa Copa São Paulo muitos meninos que jogaram aqui nos anos anteriores vão vestir a camisa do XV em janeiro na Copinha. No ano que vem devemos ter o sub-15 e o sub-17 e para isso vai ter uma triagem feita pela comissão técnica. Vocês serão avaliados e terão sua oportunidade. Estamos falando com antecedência para que vocês estejam preparados", destacou Careca Paiva.




Sonho profissional - Falou sobre o sonho de cada um de ser jogador profissional. Para isso precisa ser "profissional" em todos os aspectos, ou seja, cumprir os horários, participar dos treinos (inclusive os físicos), respeitar o treinador e seguir as orientações, e tenham dedicação ao máximo, trabalho ao máximo e equilíbrio. Também essaltou a importância de conciliar tudo isso com os estudos. "Daqui pode sair um, dois, três, quatro grandes jogadores..."


"Vocês vão ter a oportunidade, como colegas seus que estavam aqui até outro dia e hoje já estão treinando com o sub-20. Mostrou qualidade vai jogar. Não adianta chegar aqui e achar que por ser filho de alguém vai jogar. Não vai", alertou.




O gerente falou sobre alimentação correta e citou o prato perfeito: arroz e feijão. Pediu para esquecer refrigerantes, salgadinhos e doces. Também falou para evitar o excesso ao celular. "Controlem o uso. Use um pouco e depois guarda o resto do dia. Também tem de controlar o sono, dormir pelo menos as oito horas diárias."


Leão em campo - "Quero que vocês se dediquem bastante. Vamos estar acompanhando, ver quem está treinando, vamos convidar alguns para treinar com o sub-20. Vamos fazer um treino com os jogadores não convocados.Não importa o placar, quero ver a postura de vocês. "Quando entrar no campo vira um leão. Não seja um gatinho não."




Experiente no esporte e com vivência no meio há décadas, Careca lembrou aos meninos que a carreira no futebol não é fácil. Exige muito trabalho, dedicação e precisa estar bem preparado para quando a comissão técnica chamar poder ir lá e corresponder.


"Se não virarem jogador de futebol no futuro, sejam homens. Dêem orgulho aos seus pais. E sejam um orgulho e exemplo para seus filhos", recomendou. Por fim convidou os jogadores para assistirem ao jogo do XV contra o Bandeirante valendo vaga na final do Paulista Sub-20. E estendeu o convite aos pais.




TEXTO E FOTOS:PAULO CÉSAR GRANGE