Luis Dario, lateral que vem da Colômbia ‘veste a camisa’ do Galo

O lateral Luis Dario é um dos seis atletas colombianos que fazem parte do elenco do XV de Jaú para a disputa do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão. Está em Jaú desde novembro passado, depois de atuar pelo Operário-MT e pelo Catanduvense em 2019


No XV, diz que é polivalente, podendo atuar também como volante. Confia no trabalho do elenco e pede a Deus a bênção para que o time tenha foco e consiga o entrosamento necessário para conquistar o acesso. Já fala bem o português e quer aprender mais a nossa língua. Está até pensando em casar com uma brasileira.





O jogador de 22 anos veio ao Brasil ainda jovem, em 2016, com o sonho de se profissionalizar e fazer sucesso. Teve um revés com empresário e, quando jogava os Jogos Regionais pelo time da cidade de Águas de Lindóia chamou a atenção da Head Soccer, passando a ser atleta da empresa que hoje está no comando do Galo. Voltou para a Colômbia, jogou pelo Cortuluá e pelo Cucuta Deportivo. Depois, na volta ao Brasil, defendeu a Itapirense em 2018.


No XV de Jaú - “Neste ano de 2020 tive a oportunidade de fazer parte do Galo, com convite do técnico Sérgio Caetano e da diretoria. Estou feliz, vamos trabalhar forte e ajudar o time. Quando o professor precisar da gente estar preparado para ajudar a equipe”, comentou.


Quando chegou a Jaú no fim de 2019 somente o elenco sub-20 estava em atividade. Ele, por não ter mais idade para treinar com os meninos que viriam a ser campeões paulista, ficou à espera do Paulista Sub-23. E aceitou o pedido da diretoria para ajudar o clube, trabalhando de pintor e pedreiro nas melhorias do estádio. Mostrou que “veste a camisa” do Galo seja para o que for preciso.



Em Rio Claro

Jogo-treino - Ele já atuou no jogo-treino em Rio Claro, diante do Velo Clube (1x0 para o Velo). Entrou no segundo tempo no lugar de Fleck, que estava na lateral e foi para o ataque. Considera que atendeu à expectativa do técnico, mas reconhece que “tem muitas coisas pra melhorar”. Por outro lado, apontou coisas boas que podem ser tiradas dessa primeira prática coletiva do elenco: vontade, coragem e disposição.

Estilo marcador - Sobre seu estilo de jogo, conta que é um marcador muito forte e chega ao ataque com força, é ambidestro e pode atuar tanto na direita como na esquerda. “Na marcação sou muito firme. Não tem bola perdida. Dou a vida e tenho sangue no olho no campo”. Ele diz que o treinador dá liberdade a ele para atacar do meio para a frente. “Essa confiança é muito importante e, com responsabilidade, cumprindo as necessidades de marcar. O lateral primeiro marca e depois ataca.”


Foco e disciplina - Sobre o elenco, disse que o XV tem jogadores de várias características – forte, habilidoso, rápidos, experientes. “Vejo um time que está se entrosando. Se Deus abençoar a gente e se a gente tiver foco e disciplina vamos chegar. Porque temos bons jogadores, com experiência, com acesso, com jogadores novos e com vontade de ganhar um espaço no 11 do XV. Todo mundo querendo, todo mundo no mesmo objetivo, vamos chegar longe, que é o acesso. É o que o XV e a cidade de Jaú estão querendo faz anos. O acesso é primordial.”, comentou.



Luis Dário no treino no CT do Jauzão

LUIS DARIO

Nome: LUIS DARIO DIAS MUNOZ

Posição: LAT. DIREITO

Nascimento: 25/05/1998

Último clube: OPERÁRIO-MT

Altura/peso: 1,77 / 72 KG

Natural: BELA VISTA - COL