Presidente do XV fala da incógnita do Arbitral e espera as datas oficiais da retomada nesta quinta

Será nesta quinta-feira que o Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão começa a tomar forma para ser disputado depois do adiamento forçado por causa da pandemia. Às 15h a Federação Paulista de Futebol (FPF) realiza o Conselho Arbitral com as equipes que enviaram ofício confirmando presença. XV de Jaú será representado pelo presidente João Vital Neto.


Mesmo na véspera da reunião por videoconferência é incerta o número de participantes. A maioria dos 42 clubes que disputariam o campeonato em 18 de abril (antes de ser adiado) oficializou a entidade, mostrando interesse em estar na competição. De antemão, alguns clubes informaram a desistência, como é caso da Santacruzense, Joseense e São Carlos.




“A expectativa do XV é pela oficialização da competição, datas, liberação do treinamento e toda a cronologia. Tudo é uma incógnita hoje. A gente acredita numa competição mais reduzida do que seria no início doa ano, quando seriam 42. Agora vai ter uma quantidade de times menor, talvez entre 18 a 22. Mas é uma especulação”, disse João Vital.


Equipes tradicionais - Vital comenta que alguns clubes que entregaram ofício à FPF colocaram cláusulas dizendo que podem abrir mão do campeonato depois do Conselho Arbitral. Equipes tradicionais, no entanto, vão para a disputa, casos do próprio XV de Jaú, Francana, Rio Branco, Inter de Bebedouro e outros.


A diretoria do XV entende que menos equipes inscritas significa equipes mais fortes na disputa. Como a FPF elaborou um protocolo bem restritivo em termos sanitários e de saúde do estafe das equipes, aquelas que aceitarem as regras vão estar preparadas e focadas no acesso. Outro ponto é que por ter menos times vai ter mais atletas de qualidade à disposição dos clubes confirmados.


O presidente do XV, no entanto, não está muito preocupado com o número de clubes que vão de fato disputar o campeonato – só será pública essa informação depois do Arbitral. “O ideal é focar no nosso trabalho. Vamos disputar independente do que vai acontecer. Na verdade, queremos da FPF as datas para início de treinos, exames e do início do campeonato”, falou Vital Neto.


Proposta de calendário – 2ª Divisão

11/08 - Videoconferência com os clubes (realizada)

18/08 – Reunião: médicos dos clubes e da FPF (realizada)

24/08 – Data para clube oficializar participação no campeonato (encerrado)

27/08 – Conselho Técnico para definir formato e regras

28/08 – Data para governo de SP aprovar protocolo

8/09 – Início dos testes de covid (por conta da FPF)

15/09 – Data prevista para início dos treinamentos

18/10 – Data prevista para início do campeonato