Zagueiro Thawan troca elite de Alagoas para defender o XV de Jaú

O zagueiro Thawan estava na primeira divisão em Alagoas neste ano, chegando às semifinais pelo ASA de Arapiraca. Por conhecer os gestores do clube Galo topou voltar ao interior paulista para disputar o Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão.

Ele prevê uma concorrência acirrada na zaga, ao mesmo tempo que considera importante ter jogadores de alto nível para suportar a competição com jogos duas vezes por semana. O XV vai estrear em 21 de outubro, em casa, contra a Matonense (15h).

Thawan Marcos Gonçalves Pontes de Oliveira, 23 anos, fala sobre eventuais diferenças de lá e cá. . “A diferença de Alagoas para aqui é que lá é mais pegado, mas também tem jogadores de qualidade. Aqui a diferença é a divisão de idade, com jogadores sub-23 e nem sempre com experiência de primeira divisão. No fundo não muda muita coisa não. É mais essa questão de idade mesmo.”


Elenco e DM - Sobre o elenco do XV, disse que pode surpreender, com jogadores de rodagem muito boa e capazes de levar o clube a brigar pelo título e pelo acesso.

Aponta que o Departamento Médico vai ter papel crucial no trabalho de manutenção e recuperação dos atletas por causa do alto desgaste que vai ser jogar duas vezes na semana. Ele já passou por essa experiência e diz que os jogadores enfrentam um desgaste físico grande

O zagueiro diz que é técnico no estilo de jogo, gosta de iniciar jogadas e sair para o jogo sempre em busca de surpreender o adversário em bolas paradas no ataque. Também cabeceia bem e sabe chegar duro quando precisa. Diz que o XV tem zaga forte e capaz de dar bicão quando for preciso.

Em casa no Jauzão - Considera quase como “estar em casa” aqui no Jauzão por dois motivos. Foi bem recebido pela galera e já conhece vários jogadores por ter atuado junto ou por ter jogador contra. Foi companheiro de time de Batalla, Carabali, Luzinel, Jhonny e já enfrentou Palmares e outros.

Já jogou no Jauzão em 2018 pela Itapirense e conhecia a boa estrutura do local. Estrutura esta, segundo ele, aprimorada deste então em prol dos atletas.

Passagem pelo exterior - Sua carreira teve início nas bases do Náutico em 2012. No currículo estão Santa Cruz, onde jogou a Série A do Brasileiro. Foi jogar em Portugal (Olhanense) e Espanha (Inter de Madri) em 2019, pouco depois de ter atuado por dois clubes do interior paulista: Itapirense e Penapolense.

Antes de vir para o XV em setembro fez a semifinal do Alagoano, na derrota nos pênaltis por 3 a 1 para o CRB, após empate por zero a zero. O CRB fez a final com o CSA e sagrou-se campeão estadual. O ASA ficou em quarto lugar.


THAWAN

Nome: THAWAN MARCOS GONÇALVES PONTES

Posição: ZAGUEIRO

Nascimento: 13/01/1997

Último clube: ASA ARAPIRACA

Altura/peso: 1,86 / 80 KG

Natural: ARAPIRACA - AL