Zapata, o meia que sonha com sucesso no XV e fazer carreira no país

Dois anos atrás, antes de imaginar que o XV de Jaú seria se destino em 2020, o meia Kevin Zapata já sonhava em atuar no futebol brasileiro. Tanto é que tatuou no braço uma frase em português - Deus é minha bênção. Agora, no Brasil, sonha com o acesso no XV e com uma carreira no futebol nacional.

“Sempre gostei do Brasil”, diz o jogador de 20 anos de idade, canhoto e meio-campista, mas que também joga no ataque. Diz que seu estilo de jogo é o de servir os companheiros, recebendo a bola dos volantes e levando para os atacantes. Ou surpreender os adversários com um ou dois toques na bola e passes longos.



Vindo da Colômbia, onde jogava em times sub-20 de Medellin, o atleta entrou no Estádio Zezinho Magalhães em 8 de fevereiro. Desde então está por aqui. Com pouco mais de um mês de treino preparando-se para o Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão, veio a pandemia e, sem condições de voltar à Colômbia por causa das restrições, passou a quarentena em Jaú.

“Passei coisas difíceis no clube por causa da pandemia, isolado e com saudade da família, mas sei que estou aqui lutando por um sonho”, falou, mostrando que sabe superar as dificuldades e que já superou a o problema inicial com a língua e com o estilo de jogo entre os dois países.



Diferenças – “No Brasil o jogador gosta mais da bola, toca mais, um dois toques, jogo rápido. Na Colômbia o jogador gosta de bola, mas gosta de bater também”, compara. “É difícil a chegada de um colombiano aqui, onde o futebol é mais rápido. Se chegar batendo tá ferrado. Aqui não é tanto bater. “

Sobre o XV, diz que a estrutura que o clube tem é de primeira divisão, sabe da história do XV como formador de jogadores do Japão décadas atrás. Ele acha bom ter companheiros colombianos no elenco, mas não considera fundamental, tendo em vista que os jogadores do XV, todos, estão como sonho de conquistar o acesso e “marcar história”.

“Tem de lutar para subir o time, que é o sonho de todo jogador aqui no XV. Ainda mais mim que sou o primeiro ano de profissional e quero algo mais para minha carreira. E vamos para cima”, finalizou o jovem que passou pelo Leones FC , Medellin e Atlético Sabaneta.

Zapata no jogo-treino em Rio Claro

ZAPATA

Nome: KEVIN TAMAYO ZAPATA

Posição: MEIA

Nascimento: 27/10/1999

Último clube: ATLETICO SABANETA

Altura/peso: 1,80 / 71 KG

Natural: MEDELIN - COL